Estrutura do Setor
A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação – SECTI, é responsável por realizar pesquisas nas respectivas áreas. Atualmente a coordenação de Ciência conta com uma equipe de pesquisadores, Mestres nas áreas de Biologia e Geografia aos quais são responsáveis em escrever projetos e, quando possível, submetê-los em diversos editais, com o intuito de arrecadar financiamento para execução.
A coordenação de Ciência tem por competência a execução de políticas de ciência, a promoção do desenvolvimento de projetos sustentáveis e o fomento, a qualificação e aperfeiçoamento de técnicos e cientistas em colaboração com universidades e instituições de pesquisa, e o desenvolvimento em pesquisa. Assim, a coordenação de Ciência tem a participação de bolsistas de Iniciação Científica, que são alunos de graduação da UEA e que recebem recurso da FAPEAM pelo Programa de Apoio a Iniciação Científica, para execução dos seus projetos durante 12 meses, bem como pesquisas de Doutorado em desenvolvimento em parceria com Instituições de Ensino Superior e Grupos de Pesquisa do CNPq.
Além disso, é de competência da pasta a promoção de ações para a produção, a difusão, a apropriação e a aplicação do conhecimento científico, onde são executados projetos e eventos que contribuem para a pesquisa científica e a difusão da ciência no Município de Tefé e no Estado do Amazonas. Também há a promoção e articulação de ações nas esferas Estadual e Federal, organismos estrangeiros e entidades privadas, no sentido de obter cooperação técnico científica e financeira para programas, projetos e atividades de desenvolvimento científico e o intercâmbio de informações. Com isso, parcerias com FAPEAM, NASA Space Apps Challenge, MCTI, dentre outras importantes colaborações, já foram realizadas em menos de 2 anos de gestão.