fbpx

NASA SPACE APPS CHALLENGES 2022

NASA International Space Apps Challenge
O MAIOR HACKATHON DAS GALÁXIAS

Iremos apresentar os 23 desafios com antecedência, para vocês irem se preparando para o dia da competição. 

As missões que a NASA envia ao espaço, reúnem dados em busca de novos conhecimentos, para expandir nossa compreensão por meio de novas descobertas científicas e para nos ajudar a melhorar a vida na Terra.

Ao usar os dados da NASA para resolver os desafios, as equipes aprendem sobre os dados da Agência Espacial e compartilham a criação e aplicação do conhecimento resultante. Isso muda a vida e as perspectivas de inovação para todo o mundo.

CHALLENGES

      As missões que a NASA envia ao espaço, reúnem dados em busca de novos conhecimentos, para expandir nossa compreensão por meio de novas descobertas científicas e para nos ajudar a melhorar a vida na Terra. Ao usar os dados da NASA para resolver os desafios, as equipes aprendem sobre os dados da Agência Espacial e compartilham a criação e aplicação do conhecimento resultante. Isso muda a vida e as perspectivas de inovação para todo o mundo.

CONSTRUA UM SUPER-HERÓI DA BIOLOGIA DO ESPAÇO

A exploração espacial envolve a superação de vários desafios: gravidade extrema, sono interrompido e ritmos circadianos, suprimentos limitados e acesso a cuidados médicos etc. Seu desafio é projetar uma plataforma que permita aos usuários explorar os estresses das viagens espaciais, entender como diversos organismos lidam com esses estresses e então construir um “Super-herói da Biologia Espacial” combinando características desses organismos.

CHAMANDO TODOS OS ENTUSIASTAS DE RÁDIO!

Dados dos sistemas de transmissão e recepção de rádio amador da Estação Espacial Internacional (ISS) e redes de emissoras de rádio amador podem ser utilizados para pesquisa aplicada em Heliofísica. Seu desafio é desenvolver um aplicativo que use esses conjuntos de dados para construir e exibir imagens da ionosfera da Terra.

A IA PODE PRESERVAR NOSSO LEGADO CIENTÍFICO?

A IA PODE PRESERVAR NOSSO LEGADO CIENTÍFICO? O NASA Technical Report Server (NTRS) inclui centenas de milhares de itens contendo informações científicas e técnicas (STI) criadas ou financiadas pela NASA. Imagine como pode ser difícil localizar as informações desejadas em um repositório tão grande! Seu desafio é desenvolver uma técnica usando Inteligência Artificial (IA) para melhorar a acessibilidade e a descoberta de registros no NTRS público.

GATEWAY DE RECURSOS DE CAPACITAÇÃO

As Observações da Terra (EO) podem ajudar os formuladores de políticas em todo o mundo a tomar decisões mais informadas para lidar com desastres naturais, questões de manejo da terra, impactos das mudanças climáticas e outras questões ambientais. No entanto, os formuladores de políticas e os membros da comunidade precisam primeiro desenvolver a capacidade (conhecimento e habilidades) para usar a EO em seu trabalho. Seu desafio é criar um gateway virtual fácil de usar de recursos de capacitação que ajudará profissionais de todos os níveis e disciplinas a encontrar o treinamento necessário para aplicar EO.

CRIE SEU PRÓPRIO DESAFIO

Os participantes são convidados a criar seu próprio desafio para enfrentar, mas eles não são elegíveis para o Julgamento Global.

EXIBIÇÃO DE DADOS CRIATIVOS COM O PARKER SOLAR PROBE

Várias naves espaciais, incluindo a Parker Solar Probe, estão coletando dados sobre o Sol que nos permitirão aprender mais sobre os efeitos solares (também conhecidos como “clima espacial”) no espaço e na Terra. Seu desafio é criar uma ferramenta interativa para representar esses dados de uma maneira nova e convidativa que melhore o conhecimento público e a compreensão do clima espacial.

PROCURAM-SE DESENVOLVEDORES DE ANÁLISE DE DADOS DA TERRA!

Numerosos aplicativos de visualização da Terra usam dados disponíveis de Observação da Terra para nos ajudar a entender nosso planeta, mas alguns desses aplicativos podem ser aumentados para serem ainda mais úteis. Seu desafio é selecionar um aplicativo existente da NASA, Space Apps ou outro aplicativo Web de visualização de dados da Terra de código aberto e melhorá-lo incorporando um ou mais recursos valiosos de análise de dados.

EXPLORANDO VÊNUS JUNTOS

Seu desafio é projetar um sistema de armazenamento de energia que alimentará um módulo de pouso ou rover na superfície de Vênus por pelo menos 60 dias, para que haja uma capacidade de armazenamento de energia viável para missões de exploração de longa duração.

COMO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS AFETAM VOCÊ?

A mudança climática é um tema universal que pode afetar as pessoas em todo o nosso planeta de diferentes maneiras. Seu desafio é criar um vídeo curto que forneça informações factuais e educacionais sobre as mudanças climáticas com base em onde você pode estar localizado ou nas experiências que pode ter encontrado.

DETETIVES DE MUDANÇA INSAR!

Numerosos aplicativos de visualização da Terra usam dados disponíveis de Observação da Terra para nos ajudar a entender nosso planeta, mas alguns desses aplicativos podem ser aumentados para serem ainda mais úteis. Seu desafio é selecionar um aplicativo existente da NASA, Space Apps ou outro aplicativo Web de visualização de dados da Terra de código aberto e melhorá-lo incorporando um ou mais recursos valiosos de análise de dadosOs cientistas da Terra gostariam de usar sinais de radar para observar pequenas deformações da superfície da Terra, mas as interações com o vapor de água troposférico retardam o sinal do radar e fazem parecer que o solo está se movendo. Seu desafio é criar um algoritmo para remover o sinal troposférico de vários conjuntos de dados de radar e discernir o movimento real do solo!

APRENDENDO ATRAVÉS DO ESPELHO

O Telescópio Espacial James Webb da NASA é o maior, mais poderoso e mais complexo telescópio de ciência espacial já construído. Seu desafio é desenvolver um jogo para ajudar as pessoas a aprender sobre as incríveis capacidades do Telescópio Espacial James Webb.

FAÇA UM MAPA MOONQUAKE!

Quando exploraram a Lua, os astronautas da Apollo da NASA deixaram vários instrumentos para coletar dados geofísicos perto de cada local de pouso da Apollo. Seu desafio é desenvolver um aplicativo que plote os dados sísmicos que esses instrumentos transmitiram de volta à Terra em um globo 3-D interativo.

MEDINDO A CIÊNCIA ABERTA

Em todo o mundo, os cientistas estão se movendo para tornar a pesquisa e os resultados disponíveis para todos, mas para avaliar as atividades de pesquisa praticando a ciência aberta, precisamos medir a relevância e o impacto da pesquisa para a sociedade. Seu desafio é criar uma nova métrica para avaliar a eficácia das atividades de ciência aberta, como compartilhamento de dados, software, ferramentas e resultados.

NIMBUS TO NOW: A HISTÓRIA DAS MISSÕES DE OBSERVAÇÃO DA TERRA DA NASA

A NASA tem uma longa e bem-sucedida história de desenvolvimento, lançamento e operação de missões de observação da Terra que contribuíram significativamente para nossa compreensão do planeta. Seu desafio é criar uma representação multimídia envolvente de todas as missões de observação da Terra da NASA que também demonstre como o conjunto de missões evoluiu ao longo do tempo para incluir novas tecnologias e atender às necessidades científicas.

A CAMINHO DO SOL

Em 28 de abril de 2021, durante seu oitavo sobrevoo do Sol, a Parker Solar Probe fez o que nenhum outro objeto feito pelo homem jamais fez: “tocou” o Sol – o que significa que a espaçonave voou pela atmosfera superior do Sol (a coroa) e partículas amostradas e campos magnéticos lá. Seu desafio é desenvolver uma maneira criativa de contar ao público jovem a história inspiradora da jornada recorde de Parker da Terra ao Sol e todos os perigos que ela superou no caminho.

EQUIPANDO UM HABITAT DE MARTE: UM DESAFIO DE IMPRESSÃO 3D

Imagine que você é um astronauta que acabou de chegar ao Planeta Vermelho. Seu habitat foi pré- construído para você, mas, além de três impressoras 3D, não tem a maioria das coisas que você precisa para viver e trabalhar. Seu desafio é projetar ferramentas, móveis e outros itens para ajudá-lo em sua missão de um ano.

SALVE A TERRA DE OUTRO EVENTO CARRINGTON!

Se um grande evento climático espacial como o Evento Carrington de 1859 ocorresse hoje, os impactos para a sociedade poderiam ser devastadores. Seu desafio é desenvolver um algoritmo de aprendizado de máquina ou pipeline de rede neural para rastrear corretamente as mudanças no pico de velocidade do vento solar para que ele possa fornecer um aviso antecipado do próximo evento potencial de Carrington.

TAKE FLIGHT: APROVEITANDO AO MÁXIMO OS DADOS AÉREOS DA NASA

As campanhas aéreas da NASA coletam dados de alta resolução para resolver problemas científicos específicos, mas esses dados podem ser usados para estudar tópicos adicionais, especialmente quando combinados com outros tipos de dados. Seu desafio é criar um aplicativo que utilizará os dados de uma das cinco campanhas aéreas selecionadas para educar o público sobre um problema associado às mudanças climáticas da Terra.

A ARTE EM NOSSOS MUNDOS

A NASA está movendo seus dados para a nuvem, e Machine Learning/Inteligência Artificial (ML/AI) pode oferecer um meio inovador de analisar e usar esse enorme arquivo de dados gratuitos e abertos. Seu desafio é criar um aplicativo usando técnicas de ML/AI que permita aos usuários inserir frases de texto curtas, corresponder essa entrada a dados ou imagens científicas da NASA e exibir os resultados para o usuário de maneira criativa e artística. maneira criativa e artística.

ACOMPANHE A ESTAÇÃO ESPACIAL EM 3D

Os aplicativos que rastreiam a Estação Espacial Internacional (ISS) são fáceis de encontrar online, mas seus recursos e capacidades variam. Seu desafio é construir e publicar um aplicativo da web de código aberto que rastreie o ISS em três dimensões.

TRANSFORMANDO STEM EM STEAM

Um objetivo da ciência aberta é tornar as informações científicas disponíveis para todos, e abordagens originais e inovadoras podem ser úteis para comunicar efetivamente informações científicas a pessoas com diferentes origens culturais, socioeconômicas e étnicas. Seu desafio é desenvolver um método criativo que use as artes para compartilhar e explicar o design, processo e/ou resultados científicos de um projeto de pesquisa da NASA ou de uma agência espacial parceira para seu público - ou seja, desenvolver uma abordagem que combine ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM).

BRILHA BRILHA ESTRELINHA

As estrelas acima estão mudando constantemente, mas geralmente essas mudanças são muito lentas ou muito fracas para o olho ver. Seu desafio é desenvolver uma ferramenta de aprendizado para ensinar as pessoas sobre variabilidade estelar e ajudá-las a entender o quão dinâmico o céu noturno realmente é!

VISUALIZANDO O SISTEMA JOVIANO COMO NUNCA ANTES

Enquanto a sonda espacial Juno da NASA orbita o planeta Júpiter e suas luas, sua câmera de luz visível, JunoCam, captura vistas deslumbrantes do sistema joviano em detalhes espetaculares. Seu desafio é criar maneiras inovadoras de processar imagens raw da JunoCam para fins científicos, artísticos ou outros fins divertidos.