O colaborador da SECTI, David Pedroza Guimarães, mestre em Ecologia e Manejo de Recursos Naturais, esteve presente como um dos ministrantes do minicurso intitulado Biodiversidade do Instituto Mamirauá que foi oferecido no primeiro dia do 18º SIMCON e que teve como público-alvo qualquer cidadão tefeense.
Este minicurso contou com uma parte teórica e logo em seguida uma parte prática. A parte teórica foi focada no conceito de biodiversidade e sua aplicação na conservação da natureza. Foram apresentadas ferramentas que podemos utilizar para realizar inventários de espécies, além de aplicativos e plataformas digitas como, por exemplo, iNaturalis, WikiAves, Xeno-Canto, Merlin. Na parte prática, foi realizado um levantamento rápido da biodiversidade, na sede do Instituto Mamirauá, em Tefé.
O colaborador da SECTI, esteve no minicurso falando sobre a prática da observação de aves, como um método de levantamento da avifauna e dando dicas de identificação de aves. O minicurso também contou com a participação de biólogos do Instituto Mamirauá falando sobre borboletas, répteis, anfíbios e bioacústica.
O 18° SIMCON acontece dos dias 4 a 7 de outubro, na sede do instituto Mamirauá e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Tefé e da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.